Um dia Meher Baba perguntou ao seus servos:
Porque é que as pessoas gritam quando estão zangadas?
Os presentes pensaram uns momentos:
Porque perdemos a calma – disse um – por isso gritamos.
Mas, porquê gritar se a outra pessoa está ao teu lado? – perguntou-lhe Baba – Não é possível falar-lhe em voz baixa? Porque é que gritas a outra pessoa quando estás zangado?
Os homens deram algumas outras respostas, mas nenhuma delas satisfazia a Baba. Finalmente, ele explicou:
Quando duas pessoas estão zangadas, os seus corações distanciam-se muito. Para compensar essa distância devem gritar e assim poder escutar-se. Quanto mais zangados estejam, mais forte terão de gritar para se escutarem um ao outro através dessa grande distância.
Deixando-os meditar um pouco, Baba prosseguiu:
Que sucede quando duas pessoas se apaixonam? Eles não gritam entre si, antes falam suavemente... Porquê? Porque os seus corações estão muito próximos. A distância entre eles é muito pequena.
E depois de uma pausa continuou:
Quando se apaixonam mais ainda, que acontece? Não falam, apenas sussurram e aproximam-se ainda mais no seu amor. Finalmente, não precisam sequer de sussurrar, apenas se olham e isso é tudo. Assim é... quão próximas estão duas pessoas que se amam!
Após outra pausa, Baba disse
- Quando discutirem, não deixem que os seus corações se distanciem... Não digam palavras que os distanciem ainda mais ou chegará um dia em que a distância seja tanta... que já não encontrarão o caminho de regresso...
(Desconheço o autor)
Não, não discuti com ninguém... Mas concordo inteiramente com este texto... Tempos houve em que não pensava assim, infelizmente, mas os anos passam e a vida ensina-nos a ver a vida e as relações com os outros de forma diferente...